segunda-feira, 12 de julho de 2010

Quando eu digo Titi, voces falam Caca!

Despededida de La paz, em frente a casa de Miguel, com Oscar (mais a direita) e Miguel (mais a esquerda)
Na Cordilheira dos Andes com Glória
Placa em Tiwanaku
Portal del Sol
Pose na maquete de Tiwanaku

Dia 11/07 acordamos cedo, nos despedimos de Miguel (nosso anfitriao em La paz) e conhecemos Glória, uma guia turistica que ia nos acompanhar nos próximos 2 dias. Fechamos um pacote para o seguinte intinerário: o sítio arqueológico mais importante do país Tiwanaku, Isla del Sol e Copapabana. Na ída paramos em um mercado bem popular para tomarmos algo "caliente" café, leite, mate de coca... Na estrada rumo a Tiwanaku observamos uma parte oriental da Cordilheira dos andes, que por sinal tem esse nome por causa das pedras "andesitas" encontradas na regiao, as montanhas possuem neve constantemente em seus topos. Chegamos a Tiwanaku e tivemos uma verdadeira aula de história, ao entrar no museu pudemos ver que a civilizacao Tiwanaku surgiu a milhoes de anos, antes dos incas, que lá chegaram quando já nao havia populaçao. Tudo o que vamos falar sobre twanaku sao teorias, nada pode ser afirmado com 100% de certeza. Tiwanaku era um local onde varias etnias se encontravam para realizar seus cultos religiosos, era considerada a meca andina. A partir de escavacoes foram encontrados cranios perfurados (e cicatrizados) e diversos instrumentos cirurgicos podendo inferir que era uma civilizacao que tinha conhecimento sobre trepanacao (cirurgia no cranio), haviam diferentes tipos de cranio e para essas variacaoes existem 3 teorias: 1 que os cranios eram deformados como uma forma de representar beleza, 2 que cada cranio tinha uma forma para diferenciar castas e 3 a modificacao craniana dava inteligencia ou forca. A civilizacao tambem se destacou pelo artesanato, pois sabia colocar neles as cores da natureza (que observamos durante a viagem) de maneira viva e duradoura. Vimos tambem uma grande "Estella" (o nome correto de totem) chamado de Benneth que representava um calendario, com 365 dias, 12 meses e solsticio e equinocio. Apos a visita ao Benneth aprendemos sobre a cruz andina que representa os quatro pontos cardeais, os tres animais mais importantes para o povo (Condor (sabedoria), puma (mundo terreno) e serpente (maus espiritos) ao centro estava o povo Tiwanaku que se consideravam "El centro del mundo" . Vimos um lugar que antigamente era um espelho d'agua utilizado para observar as estrelas (era mais facil fazer a observacao olhando para baixo que para cima) ao centro havia uma "Estella" provavelmente uma mulher, pois estava com uma das maos no ventre, e ao redor varias cabecas que representavam as varias etnias que visitavam aquele local. Finalmente chegamos ao portal do sol, local sagrado onde eram realizados os cultos religiosos, no portal pode-se ver a representacao da evolucao humana, mais duas "Estellas", um magafone de pedra em formato de timpano e um altar (construido recentemente) onde se fazem oferendas a mae terra. Curiosidade: foi nesse altar que Evo tomou posse como primeiro presidente indigena.
Depois dessa aula almoçamos carne de Lhama (macia e saborosa hmmmmmmm) e partimos rumo a Isla del Sol escutando a final da Copa do Mundo, a paisagem no caminho sempre muito bela, e de longe apontou o famoso lago TITICACA (os Bolívianos adoram fazer um trocadilho com o nome do lago, pois uma parte do mesmo também pertence ao Peru, eles dizem que o lado leste TITI é da Bolívia e o lado oeste CACA é do Peru), o lago tem 165 km de extensao. Paramos em um pequeno porto " Sao Pedro Tiquina" e pegamos um barco para passarmos em um estreito do lago, ao chegarmos do outro lado viajamos mais uma hora de van, observando paisagens de uma beleza singular, até pegarmos outro barco e partir para a "Isla del Sol" que já foi parte estratégica também do império Inca, chegamos a Yumani, que é a entrada principal da ilha, em uma escuridao total e pagamos todas nossas penitencias subindo mais de 200 degraus com mochilas pesadas até encontrar nossa pousada, finalmente jantamos (Sopa de Quinoa e Truta) e nos acomodamos em nossos quartos no topo da ilha, se enfiando debaixo de váriassss cobertas e esperando que o frio amenizasse... ao amanhecer do dia 12/07 descemos alguns degraus para conhecer a Fonte da Juventude, a fonte tem tres jorros, cada um deles se refere a uma das tres máximas Incas: Nao seja preguiçoso, nao seja mentiroso e nao seja ladrao. Em seguida caminhamos por uma trilha até encontrar ruínas Incas, um castelo, de onde também se pode ver outra ilha " Isla de la luna", na qual ficavam as mulheres, para a Isla del Sol somente iam as escolhidas, as mais belas (nao só fisicamente, mas interiormente). Depois, pegamos o barco de volta a Copacabana, para almoçarmos, conhecermos a Igreja local e embarcarmos para Cuzco (12 horas de viagem...). Esse dia foi repleto de paisagens magnificas e visuais inesqueciveis, uma experiencia cultural para a vida toda, agradecemos aqui o apoio e atençao de Oscar e sua equipe que fazem parte da empresa "LATE BOLIVIA, el corazón de Sudamérica" (http://www.latebolivia.com/). Observacao: ficaremos devendo as fotos, pois nao tivemos como baixa-las.

15 comentários:

  1. raquel, com essa magnífica explanação, nos sentimos unidos a vcs e envolvidos pelos mesmos sentimentos de felicidade pela oportunidade de cada momento. Que com certeza será eternizado. Parabéns filha.
    A qualidade de cada dia, vale mais do que a quantidade dos dias.
    bjs e abraços! Goreti

    ResponderExcluir
  2. Minhas barangas tb são cultura! To aprendendo tudo gente!
    Cuidem-se e continuem curtindo muuuuito!
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Seis aventureiros - uma estella, com seus brasões ja definidos: Adrenalina, superação, aventura, vida, emoção, no-limite! Quero ver até o fim desta viagem os símbolos e imagens deste totemismo de vcs! Que o coração de vcs se encha de amor pela vida! Saúde e alegria a todos!besos

    ResponderExcluir
  4. Uhuuu galera!!!
    Cada dia mais aprendendo com vcs!!

    Beijos e abracos!!

    ResponderExcluir
  5. Enquanto vcs se divertem e aprendem por aí, eu e Lari nos divertíamos no Brasília Indoor desaprendendo algumas coisinhas,rs
    Ivetona e Asa de Águia.
    Mil beijinhos. Se cuidem.

    ResponderExcluir
  6. Puxa, lindas palavras tia Goretti tb sinto assim!
    Pollyyyy to contigooooo!!! vc me orgulha muito! Vai lá! constância! ENERGIAAAAAA!!!!
    Ju, Raquel, beijocaaaaa e um abraço bem quentinho, rs!
    Ao demais, abraços, alegria e cuidem das minhas amigas!!!
    Lidi.

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. É um prazer compartilhar este momento feliz, até fiz um texto inspirado! Viajei tanto na viagem d'ocês q até posso dizer q partilho um pouquinho que seja de toda essa emoção:

    O ritual é novo e vivo esta experiência intensa construindo a minha Stella pessoal, o trajeto muda a todo instante, cada paisagem é única e me reconheço um novo ser em cada pouso de meu olhar, muitas vivências, experiências diversificadas, sou único em cada parada, mudam os odores, eu mudo em mim. As caras também são de outro tipo, mas a vida de todos nós é quase sempre as mesmas. Se vê alguém sorrir, outro segue fechado, impenetráveis cada um na sua, mas como estou aberto e receptivo a toda essa aventura absorvo um pouco de tudo e crio um vasto sonho dentro de mim, os transeuntes são uma constante a que já estou habituado, não fosse este um país de gente caliente e colorida. Sigo viagem sentada à janela, lendo as imagens retratadas. As minhas companhias perfeitas são meus amigos e meu espírito de descobrir o novo, trago na mochila apenas o básico, o jornal diário, os meus livros e o mp4.
    Reparo em duas senhoras, uma sentada ao meu lado e a outra em frente. Os odores à minha volta mudam de repente, uma mistura estampada na tela da vida, e suor de quinze dias pairam no ar. Os que encontro falam do dia-a-dia em voz alta e fazem gestos eloqüentes com os braços, com as mãos, pernas, cabeça e tudo o mais... como a vida corriqueira é típica em todo o mundo. O meu olhar é que muda o mundo. Sou obrigado a ouvir os sons mesmo não querendo, tal é o volume da conversa alheia. Todos seguem suas vidas no gesticular dos braços e em suas tarefas diárias! É que o odor que vos sai dos sovacos cola-se às minhas narinas e nessa troca, por bem dizer, vou seguindo minha viagem vivendo os sabores desta terra. Ah…E antes de mais nada fico muito agradecido. Olho lá para fora, não consigo concentrar-me no livro. A conversa das Marias continua. Dizem mal de gente que não está presente, (é a vida passando quando eu passo pela vida deste mundo grande de Deus) e assim tomo conhecimento da vida de mais de uma dúzia de pessoas, que moram neste quinhão de chão.
    Em meio a tanta festa, faz-se um breve silêncio, é o cansaço e o sono de quem viveu e está vivendo plenamente! Nem tudo é paz e alegria, temos nosso momento de susto e sobressalto, afinal este não é meu arauto, mas nestas paragens deslumbrantes vou seguindo na verdade única de que vale a pena viver e se fazer conhecer!
    Andréa Brandão

    beijos com carinho e admiração por todos!

    ResponderExcluir
  9. Parabéns ao(a) editor(a) dos textos. Muito bem feitos - clareza e precisão nos relatos. Baba querida... estamos todos com saudades, principalmente a Ana. Aproveitem bastante e procurem guardar alguma coisa da cultura dos povos que visitarem. Beijo grande pra vocês. Se cuidem...

    ResponderExcluir
  10. êe.. que lindo gente.
    Ler tudo isso, parce que vejo tudo que fazem e fico imaginando o quanto vcs estão se divertindo, as vezes "sofrendo"... Mas que bom que tudo é tempo vivido e aprendido!

    =)

    bjus a todos!

    ResponderExcluir
  11. Ei Babinha, Estou enriquecendo muito meus conhecimentos geográficos. Não pensava que fosse uma região tão rica e bela. Aproveitem bastante, vai demorar ter outra. Estamos todos com saudade
    Beijos, sua mãe.

    ResponderExcluir
  12. Galerinha, obrigada pelos comentarios. Fico muito feliz. Tb estou morrendo de saudades. Bjoss desde Cusco!

    ResponderExcluir
  13. Andrea, adorei o seu texto. Agradeco tambem aqueles que deixam suas mensagens para os integrantes do grupo. É muito bom vê-los comentar. Um abraco a todos!!

    ResponderExcluir
  14. Hola amigos, espero que tengan un muy buen retorno hasta basilia. Fue muy grato conocerlos y los brazos siempre estarán abiertos para recibirlos de nuevo en nuestra hermosa Bolivia!!!!
    un abrazo a todos!!!

    ResponderExcluir