quarta-feira, 14 de julho de 2010

Partida da Isla del Sol...Rumo à Cusco/Peru!

Amanhecer na Isla del Sol, vista para o lago Titicaca
Na trilha... "Você é a ovelha negra da família..."

Na Ilha do Sol, o dia comeca cedo, bem cedo, para os admiradores do nascer do Rei Sol !
Acordar cedo nesses dias de cansaco fisico é cruel, mas a recompensa vale a pena ! Foi o que o grupo fez ! Nesse dia, admiramos o raiar "del dia", do proprio hotel, que ficava nas encostas das montanhas à beira do glorioso Lago Titicaca ! Nos energizamos com forte "desayuno" e a base de musicas brasileiras (cantadas e coreografadas por nós mesmos!!). A despedida do hotel foi rapida, no entanto, a maravilhosa vista deixou saudades ! Após negociacoes com o "dono do barco" para que ajustasse o horario de volta à Copacabana (naum è a princesinha do mar, e sim do lago! rsrs), seguimos pelas trilhas nas encostadas das montanhas da Ilha do Sol. Por esse caminho, garantimos a juventude eterna, jà que fomos banhados com as águas da lendaria Fonte da Juventude! Seguindo, tivemos a oportunidade de aprerciar a rotina de um "chola" pastoreando seu rebanho de ovelhas ! Realmente havia apenas uma ovelha negra, ao meio de tantas outras !!! Os filhotinhos tambem acompanhavam o rebanho sagazmente !!! rsrsrs Antes de chegar às margens do Titicaca para tomar o barco, realizamos visita guiada pela Glòria Maldonado às ruínas de um Castelo Inca criado para que houvesse oferendas à Pachamama (Mae Terra) e para que esses ancestrais descansacem da àrdua rotina da ilha do sol. O retorno de barco à Copacabana foi belo (que novidade!), alèm de enriquecedor, já que tivemos aulas de historia, geografia, astronomia e do comportamento do lago!!! (as águas estavam brilhantes, o que representava que o lago ficaria agitado ao tardar do dia: haviam turbilhoes no fundo do lago inobservaveis aos olhos). Chegando à "copaca", cidade cosmopolita, reencontrams os brasileños conhecidos no Salar de Uyuni. Ficamos com a tarde livre, tempo em que realizamos compras de artesanatos e o turístico "city tour". Fim de tarde, visitamos a igreja de Nossa Senhora de Copacabana, tida pelos bolivianos como a mais rica em ouro ! As tradicoes religiosas sao incontaveis naquele lugar ! Depois do corre-corre que foi após a noticia da femea picchu Raquel, adentramos no ònibus rumo ao Peru! A conducao estava recheada de mexicanos, argentinos, americanos, belgas, franceses, irlandeses, conterrâneos brasileiros, dentre outros. Na fronteira, os "fuckin" belgas com tatugens no rosto, foram detidos, por naum portarem a devida identificacao e a Bárbara teve que pagar propina por ter perdido o ticket de imigracao! Para cambiar dinheiro tivemos que tomar certos cuidados, já que há circulacao de muito dinheiro falso na regiao. A viagem de onibus, pra variar, foi muito fria. Conversamos com brasileiros, fizemos parada em Puno e desembarcamos com sucesso em Cusco !!