sexta-feira, 9 de julho de 2010

O maior deserto de sal do munto (primeiro dia)

Almoçando com Raul!

Nossa 4x4, saindo de Uyuni

Cemitério de trens

Deserto de Salar (Raquel, Polly, Ju, Leandro e Bárbara)

Brincando com a proporçao

Luta de gigantes!

Dia 05/07 pegamos um ônibus de La Paz para Uyuni, passamos a madrugada na estrada, a viagem foi tranquila, tentamos dormir um pouco para descansar, mas as poltronas nao colaboraram muito, na chegada as 7h da manha pegamos 8 graus! Uyuni parece uma vila, e tem cerca de 15 mil habitantes.
Forramos nosso estômago com um excelente desayuno ( café da manha) e lá conhecemos outros brasileiros que estavam viajando também...
Após o desayuno conhecemos nosso guia, Raul, e partimos rumo ao nosso tour. A primeira parada foi no "Cemitério de trens" um lugar que existe desde 1890, com vários trens abandonados e enferrujados que antigamente eram usados para o transporte de cargas e minerais. Por incrível que pareça vimos gravado em um dos trens " Indrustria Brasileira". Em seguida partimos para "Colchana" um lugar conhecido pela sua dedicaçao no processo de preparaçao e empacotamento de sal; Juan Calizager, um senhor que trabalha como processador de sal nos explicou o processo : primeiro o sal tem que ser colocado no forno cerca de 20 minutos porque ele está muito úmido, quando esfriado é colocado em um pequeno moinho, misturando-se iodo, depois o sal é embolsado (empacotado), 3000 kg por dia! Cada 50kg custa 10 bolivianos (Dois reais e pouco...).
Partimos para o Salar, um local que antes era uma lagoa agora é um grande deserto branco, de sal, tendo 12000 km na altitude de 3660, neste lugar paramos para almoçar em uma mesa improvisada de pedras entre os cactos, chamado de "Isla Incahuasi" (ou conhecido também como Isla de pescado), Raul preparou uma reifeiçao contendo arroz, salada, carne e claro o "líquido negro do capitalismo" coca cola, segundo o Bruno, de sobremesa tivemos banana. Tiramos muitas fotos no salar e fizemos uma trilha nas pedras por entre os cactos, com uma vista panorâmica espetacular. Despois de algumas cervejas "saltas" pegamos novamente a estrada, 2h de chao infinito ao som de Paralamas do Sucesso! A saída do deserto de sal ficou marcada pela mudança de visual, agora a estrada ao invés de ser de sal é de terra, a poeira comendo solta, pedimos que Raul "nosso guia tirao" ultrapassasse um carro que fazia muita poeira e ele disse "Está incluído no pacote".
Chegamos ao hotel de sal, onde vamos passar a noite, um povoado com 500 habitantes, depois de tomarmos banho( somente as garotas) e os meninos jogarem bola com nativos tivemos um belo cenar (jantar) com sopa de entrada, depois frango e batatas assadas (quase nao demos conta!!). O céu estava estrelado de uma forma maravilhosamente brilhante, como nunca tinhamos tido a oportunidade de observar, estava muitooooo frio nem corridinha nem pulinhos esquentavam. Nos empacotamos para dormir (em camas de sal claro)!

4 comentários:

  1. Uhuuuuuuuuuuu...
    Caramba galera, so de imaginar tudo o que foi relatado, me arrepio todo!!!
    Quero ver as fotos!!!

    Beijos e abraços!!

    ResponderExcluir
  2. Mooorrrr...Sua foto fazendo Slack Line no braço da Raquel ficou muito loucaa...huahuahua

    Beijooooss

    ResponderExcluir
  3. parece que voces tao acima das nuvens, muito louco esse deserto...

    ResponderExcluir
  4. Estou feliz que você teve o divertimento, as fotos são deliciosas ... Olá a todos.

    ResponderExcluir