sexta-feira, 2 de julho de 2010

Salar de Uyuni




Uyuni, no Altiplano da Bolívia, é uma cidadezinha de montanha de população majoritariamente índia, a 3650m de altitude, um desses lugares do “fim do mundo”, de aspecto desolado. Fora um cemitério de trens abandonados enferrujando sob a ação do tempo, a cidade não tem nada. Bem perto dali, porém, fica o o espetacular Salar de Uyuni, um lago de 12 mil km² coberto de sal. Em época remotas, o lago fazia parte de um grande mar interior, que se estendia até o Titicaca, na fronteira com o Peru.
Uma curiosidade do Salar de Uyuni é a ilha El Pescado, ocupada por rochas e cactos, que dá realmente a impressão de ser uma ilha, embora não esteja na água e sim sobre sal. Só vendo para crer.

Quando você visita o Salar de Uyuni, a primeira impressão é de estar sobre um campo nevado, de brancura ímpar. Mas o sal é mais brilhante que a neve, refletindo o sol como um espelho. É emocionante rodar de jipe sobre o salar, algo particularmente inesquecível em noites de lua cheia.
No verão, época chuvosa, várias áreas do
Salar de Uyuni alagam, com camadas de até 30cm de água. Veículos podem atolar e há buracos capazes de engolir um carro (ou um turista desavisado).

Se você quiser apenas chegar até o
Salar de Uyuni e dar uma olhada, pode conseguir que alguém o leve, mas para rodar sobre ele procure guias experientes. A excursão até o salar (incluindo a Laguna Verde e a Laguna Colorada) pode ser contratada também em agências de Potosí. Há excursões de um só dia. Outras, que incluem a visita a parques nacionais e a sítios arqueológicos, podem tomar vários dias. Para dormir no Salar de Uyuni, as condições são das mais precárias. Se você faz questão de conforto, esqueça.
Relativamente perto dali, a sudeste de Oruro, pode ser visitado outro salar menor: o de Coipasa.

Dicas importantes para quem vai visitar o salar de Uyuni

Óculos escuros, protetor solar e roupas quentes são indispensáveis para visitar o Salar de Uyuni. O sol refletido na brancura do sal pode causar queimaduras e danos à visão. Apesar do sol forte, faz muito frio, mesmo durante o dia e no verão. À noite, a temperatura cai ainda mais. Quem for pernoitar no salar deve estar especialmente preparado, com roupas adequadas ao clima. No inverno, é praticamente certo enfrentar no Salar de Uyuni temperaturas abaixo de zero grau. É para fazer parte dos roteiros de viagem daqueles que curtem turismo de aventura.

Em breve estaremos lá!!!




Nenhum comentário:

Postar um comentário