segunda-feira, 28 de junho de 2010

Bolívia...um pouco sobre!

Grafite de Che estampado em muro de Tiahuanaco (cidade da Bolívia)

Na mais alta e isolada república da América Latina é tudo muito peculiar (exceto os carros japoneses e russos, e claro, Che Guevara): cores, gestos, gostos, sons, cheiros, imagens...

Cordilheira dos Andes, llamas e alpacas, o Lago Titicaca, ruínas de civilizações pré-colombianas, Amazônia, calor e neve, misticismo, ricas cultura e história e civilizações indígenas não resumem o país que é um convite à aventura.

Muitos viajantes brasileiros "passam" pela Bolívia rumo à Machu Picchu no Peru.

Pouca gente sabe é que existe na Bolívia, além de ruínas Incas, ruínas da mais antiga civilização pré-colombiana, a Tiahuanacota (1580 a.C 1172 d.C).

Todo trajeto dentro do país parece ser uma expedição Off-road e com uma dose maior de adrenalina: os ônibus velhos e pouco confortáveis passam por estradas beirando abismos, num espaço que parece ser estreito até para motos!

No entanto o país, um dos mais pobres da América do Sul não é só beleza.

Nas cidades mais movimentadas como La Paz e Santa Cruz de la Sierra há muitas crianças e idosos pedindo esmolas, as ruas são verdadeiros camelódromos, o trânsito é desordenado (buzinar é a palavra de ordem) e o sistema é corruptível - nada que alguém de um país subdesenvolvido não conheça.

Além da "conquista" espanhola, iniciada em 1531 sob o comando de Francisco Pizarro, o país sempre sofreu com as invasões; talvez a de maior conseqüência tenha sido a Guerra do Pacífico (1879-1884), quando a Bolívia perdeu para o Chile, 850 Km de sua costa (o Porto Antofagasta) ficando assim isolada......

Notoriamente, a Bolívia foi palco de movimentos revolucionários que terminaram antes mesmo de deslanchar. A figura mais importante do país não é boliviana, mas está por todas as partes, em camisetas, bandeiras, pôsteres e em grafites (até em Tiahuanaco): Ernesto Che Guevara, um argentino, ícone da revolução cubana.

O solo que recebeu os pés de Che na América do Sul está na região de Vallegrande. Foram 11 os meses de luta de 38 combatentes contra todo o Exército boliviano apoiado pela CIA, para chegar ao fim da pretensa revolução na América Latina.

Guevara foi preso e assassinado no povoado de La higuera, em 8 de outubro de 1967. Mais vivo do que há 35 anos, o guerrilheiro é responsável pela existência da região que é a "Meca" de cientistas, arqueólogos, antropólogos, historiadores e claro, mochileiros. O turismo local explora a "Ruta de Che" ("Rota de Che")......

Hoje a economia boliviana gira em torno da agricultura, petróleo, comida e bebida, mineração e gás natural e plantação da coca.

E isso tudo e muito mais... é na América!


Um comentário: